O que irá saber com este simulador salário líquido
Com o simulador salário líquido, é possível calcular o salário líquido, ou seja, o valor que fica disponível para o trabalhador após o desconto dos impostos e contribuições para o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) e para o Imposto Sobre Rendimento de Pessoas Singulares (IRS). Além disso, no simulador salário líquido também poderá verificar o seu salário dia e salário hora.
Como utilizar o Simulador Salário líquido
- Colocar o valor salário bruto
- Local de residência (Continente/Ilhas)
- Informar de Casado/Não Casado
- Informar nº de dependentes
- Clicar “Calcular”
O que é o salário líquido
O salário líquido é o valor que o trabalhador recebe após todos os descontos obrigatórios terem sido deduzidos de seu salário bruto. Ele representa o valor final da remuneração do trabalhador, ou seja, é o valor que ele tem disponível para podendo ser utilizado gastar ou para poupar para o futuro. Os descontos obrigatórios incluem impostos, como o INSS e o IR, mas também podem incluir outras obrigações.
O que é necessário saber para calcular o Salário líquido
- Para calcular o salário líquido, é preciso conhecer algumas informações, como:
- Salário bruto: é o valor da remuneração antes dos descontos. Ele é o ponto de partida para o cálculo do salário líquido.
- Taxa da INSS (Segurança Social) e do IRS: são as taxas de desconto obrigatórias que incidem sobre o salário bruto. As taxas do INSS são fixas (11%), enquanto as taxas do IRS dependem da faixa salarial do trabalhador, e de outras variáveis tais como nº de dependentes; casado/não, casado, local de residência, etc.
- Descontos adicionais: além do INSS e do IRS, o trabalhador pode ter outros descontos em seu salário, como o desconto para plano de saúde ou para um plano de previdência privada, quotas para sindicatos etc.
Como calcular o salário líquido a partir do salário bruto?
Para calcular o salário líquido, o primeiro passo é sabermos o salário bruto, ou seja, o valor do salário antes de qualquer desconto. Em seguida, é necessário subtrair os descontos obrigatórios, como as contribuições para o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) e para o Imposto Sobre Rendimento de Pessoas Singulares (IRS). O resultado final é o salário líquido, que é o valor que fica disponível para o trabalhador gastar ou economizar.
Qual é a fórmula para calcular o salário líquido?
A fórmula é:
Salário Líquido = Salário Bruto – (Salário Bruto x Taxa do INSS) – (Salário Bruto x Taxa de IRS*) – outros descontos
* – A Taxa do INSS é de 11%
** – A Taxa do IRS tem de ser verificada na tabela de retenções na fonte, pois varia de acordo com alguns critérios.
Tabela de retenção na Fonte (IRS) 2023
As tabelas de retenção na fonte podem verificadas no Portal das finanças, ou pode fazer o download das mesmas aqui.
Como se calcula o Salário dia e hora?
Uma coisa importante a lembrar é que o indicador é sempre baseado no salário bruto. O simulador salário líquido também calcula estes valores. Mas:
Valor dia = Rb/30
Rb – a remuneração base mensal (é o Salário Bruto);
O valor hora, segundo artigo 271º do código trabalho, é:
Valor hora = (Rb x 12) / (52 x N)
Rb – a remuneração base mensal (é o Salário Bruto);
N – O número de horas da normal duração semanal do trabalho;
Outro simulador que poderá ter interesse é o Simulador Indemnização de Despedimento, o qual lhe permitirá ter uma estimativa de quanto irá receber se for despedido.